Tratamentos pós gravidez?

Sabe que tratamentos pode realizar nesta fase?
Nós ajudamos!

Após a gravidez o corpo da mulher sofre imensas mudanças, não só físicas, mas também hormonais e emocionais. É um período de grande adaptação onde o olhar atento de um profissional pode detetar a necessidade de intervir.

O que muda e o que podemos fazer?

Cabelo

Nesta fase é bastante comum uma queda de cabelo mais acentuada, que se deve à alteração hormonal no pós parto, sendo em parte considerada normal nesta fase. No entanto é importante perceber a sua duração e intensidade, pois muitas vezes está também associada a carências nutricionais (nomeadamente de ferro) ou alterações da função tiroidea.

Pode ser recomendado fazer suplementação oral e aplicação de tratamento tópico no couro cabeludo (ampolas), assim como um shampoo adequado.

Em clínica podem ainda ser realizados tratamentos como:

PRP capilar (plasma rico em plaquetas): onde se utiliza a infiltração, através de pequena agulha, de plasma enriquecido (parte do sangue do próprio paciente que contém factores de crescimento) capaz de estimular o folículo capilar, aumentando o número dos mesmos, assim como a densidade capilar
Mesoterapia capilar: técnica semelhante ao PRP, sendo que é aplicada uma ampola específica para a queda capilar
Carboxiterapia: aplicação de gás carbônico no couro cabeludo com objetivo de aumentar a oxigenação do tecido e desta forma estimular os folículos capilares

Pele

A nível da pele podem surgir muitas alterações, tanto durante a gravidez como no pós parto. E estas podem surgir tanto na face como no corpo.

Acne: patologia provocada pelo excesso de oleosidade da pele que pode provocar comedões (espinhas) ou até mesmo cistos que podem levar consequentemente a cicatrizes de acne. É importante manter cuidados de higienização e hidratação da pele com produtos adequados, podendo ser necessário recorrer a antibióticos tópicos ou orais. As pacientes podem ainda beneficiar de tratamentos em clínica como peeling e laser (laser IPL numa fase inflamatória e laser CO2 para tratamento cicatrizes).
Melasma: surgimento de hiperpigmentações (manchas), mais comumente na face. Existem alguns fatores que podem piorar ou despoletar o surgimento do melasma , como exposição solar, alterações hormonais (como gravidez, parto, uso de contraceptivo) ou mesmo por condição genética. É extremamente importante o uso de protetor solar para melhor controle da patologia. O uso de despigmentantes vão permitir um clareamento das manchas e preparam a pele para alguns tratamentos em clínicas como peeling ou laser.
Estrias: surgem quando existe uma ruptura das fibras da pele. Inicialmente são vermelhas (mais fáceis de tratar) e com o tempo vão ficando brancas. É importante uma boa hidratação e esfoliação da pele durante a gravidez de forma a evitar o seu surgimento. Tratamentos como laser IPL, radiofrequência microagulhada, carboxiterapia e laser CO2 podem ajudar. Após avaliação médica é definido qual o melhor plano em função do tipo e espessura da estria.
Celulite: também conhecida como lipodistrofia ginóide, caracteriza-se por um depósito de gordura sob a pele. Existem várias causas e diferentes tipos de celulite. O tratamento dependerá de avaliação prévia. Pode melhorar com tratamentos como: ondas acústicas, carboxiterapia, drenagens e massagens manuais, LPG, radiofrequência, bioestimuladores de colagenose e subcisão. Neste caso, a adoção de um estilo de vida saudável é fundamental para atingir e manter os resultados.
Cicatrizes: Tanto a cicatriz de cesariana como a da episiotomia (corte feito na região do período) podem dar desconforto ou dor podendo ser melhoradas com ajuda de tratamentos em clínicas. A massagem regional pode ajudar a melhorar a textura e aderência, o laser IPl melhora a coloração da cicatriz e o laser CO2 pode melhorar a textura e aspecto generalizado. A melhoria não é somente estética, mas muitas vezes emocional.

Diminuição da libido

É comum existir queixas de diminuição do desejo e prazer sexual no pós parto. Muitas vezes esta queixa está associada a uma maior ligação emocional ao bebe e não por alguma patologia na mulher. No entanto é importante despistar causas orgânicas que possam estar a interferir com esta diminuição da libido. Pesquisar dor durante a relação ou diminuição da sensibilidade na penetração podem ser uma causa, muitas das vezes relacionada com um aumento da laxidez da parede da vagina. Tratamentos como fisioterapia ginecológica, radiofrequência íntima ou laser CO2 vaginal podem ser uma opção.

Incontinência urinária

Comum no pós parto, mas na maior parte das vezes reversível em poucas semanas. É importante consulta médica para despiste de possíveis causas. Numa fase inicial o laser CO2 é uma excelente solução, evitando o recurso à cirurgia.

Diástase dos retos abdominais

O aumento do volume abdominal leva a que os músculos rectos se separem. Na maioria das vezes é reversível com passar das semanas e com a ajuda de algum exercício físico local. Pode ainda ajudar alguns exercícios de fisioterapia local, assim como equipamentos de eletroestimulação.

Caso tenha alguma dúvida poderá consultar os tratamentos disponíveis na Laser Clinic em www.laserclinic.pt.