Prejuvenation – O tema do momento!

Prejuvenation

Atualmente, este é um dos temas mais abordados em entrevistas dadas pela Dra Juliana Pais. Mas afinal em que consiste a Prejuvenation?

Para nós, a frase que melhor define este conceito é: Prevenir é o melhor remédio! E de facto prevenir é a palavra certa para este novo conceito. Quando falamos de prejuvenation falamos em atrasar o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento, referindo-nos a alguns cuidados preventivos que podem ser adotados desde cedo para prevenir o envelhecimento cutâneo da pele. Uma rotina de Skin Care adequada, onde a proteção solar diária é fundamental, aliada a hábitos de vida saudáveis são a chave para envelhecer de forma mais gradual. Estas rotinas são a base da pirâmide, ou se quiserem a base do prejuvenation, no entanto podem ser conjugadas com tratamentos em clínica sendo a chave de sucesso para uma pele mais bonita, iluminada e saudável.

Mas afinal quais os tratamentos que podem ser realizados em clínica?

Os tratamentos podem ser variados, realizados de forma isolada ou combinados entre si, não invasivos ou minimamente invasivos, longos ou feitos na típica “hora de almoço”. O importante é avaliar previamente o paciente e adaptar as suas necessidades e objetivos. Entre os tratamentos mais recomendados pela Dra Juliana Pais esta fase de prejuvenation destacamos:

– Toxina botulínica: para prevenir as rugas de expressão do terço superior do rosto que normalmente surgem cedo em pacientes mais expressivos;
– Skinbooster®: tratamento de hidratação profunda da pele de forma a dar mais luminosidade e melhorar a textura da pele. Ótima opção também para melhorar cicatrizes de acne e fechar poros mais dilatados;
– Protocolos de hidratação com ácido hialurônico e cocktail de vitaminas: com recurso a diferentes técnicas (desde microagulhamento ao uso de agulhas milimétricas) podemos estabelecer protocolos de hidratação da pele com resultados que se estendem à melhoria da textura da pele e luminosidade. Podem ser feitos como prevenção, mas também como manutenção em peles mais envelhecidas ou previamente a tratamentos com laser para melhorar a sua eficácia. O produto que mais recomendo para este efeito é o NCTF® 125 AH, um dispositivo médico constituido por ácido hialurónico, aminoácidos,coenzimas e minerais que vão permitir hidratar e redensificar a superfície cutânea;
– Laserterapia/Luz Pulsada Intensa: alguns equipamentos podem ser uma excelente opção para tratar patologias com acne ou rosácea, ou até hiperpigmentações (manchas) quando existentes;
– Bioestimulação de colágeno: recorrendo a equipamentos como laser ou ultrassom microfocado ou até a injectáveis (como o ácido poli-L-láctico – PLLA ou a hidroxiapatite cálcica). O objetivo é diminuir a flacidez cutânea, criando um efeito lifting natural.

A partir de que idade é que devemos começar estes tratamentos? Há uma idade para o prejuvenation?

Essa é umas das questões que mais fazem! E a verdade é que não existe uma idade rígida ou pré definida para o seu início. Existem vários fatores que podem interferir com a decisão de indicar um determinado tratamento. Idealmente sugerimos que seja realizada uma consulta prévia onde é avaliado o historial clínico do paciente (desde patologias, alergias e cirurgias realizadas), o tipo de procedimentos estéticos realizados previamente, assim como os resultados e satisfação com os mesmos. Neste contexto, a Dra Juliana Pais faz recomendações de cosmética adequadas ao tipo de pele e estabelece um plano de seguimento a médio/longo prazo, de forma a orientar cronologicamente os procedimentos.
Após esta avaliação inicial será mais fácil perceber que tipo de tratamentos estão indicados, pois nem sempre a idade cronológica dos paciente é orientativo, pois podemos ter pacientes geneticamente “programados” para envelhecer mais lentamente e terão indicação para iniciar tratamentos mais tarde e também podemos ter paciente jovens com um envelhecimentos precoce onde será necessário atuar mais cedo.
Um dos exemplos mais referenciados é a exposição solar. Pacientes que sempre tiveram cuidado com o uso de protetor solar diário e evitaram exposições excessivas ao sol irão ter um envelhecimento menos marcado e provavelmente poderão adiar tratamentos preventivos em clínica. Outro exemplo relaciona-se com a aplicação dos Neuromoduladores (conhecidos como Toxina Botulínica/Botox) que podem estar indicados pela primeira vez num paciente com 20/25 anos porque na avaliação clínica já conseguimos identificar rugas em repouso (normalmente são paciente mais expressivos e que têm rugas vincadas mais precocemente), no entanto num outro paciente a mesma indicação pode ser feita só aos 40/45 anos, uma vez que não apresenta rugas de expressão de forma precoce.

Em suma, o conceito prejuvenation não é nada mais que prevenir que os primeiros sinais de envelhecimento apareçam de forma precoce.

Agende a sua consulta médica com a Dra Juliana Pais e saiba mais sobre os tratamentos que pode realizar em clínica em www.laserclinic.pt