A onicomicose (ou infecção fúngica das unhas) é a patologia responsável por mais de 50% das doenças que afectam as unhas. Mais uma vez, as mulheres são mais afectadas que os homens (como não poderia deixar de ser, mulher que é mulher tem de fazer manicure ou pedicure!).
Segundo estudos atuais, a onicomicose atinge cerca de 20% da população adulta, o que ainda é uma percentagem significativa.
O tratamento desta patologia é ainda um grande desafio nos dias de hoje, uma vez que são vários os factores que podem contribuir para a má resposta terapêutica tópica e/ou sistémica (idade, sexo, doenças vasculares, diabetes, hipertensão arterial, número de unhas dos pés infectadas, duração da infecção, história de tratamento prévio, tipo de onicomicose, percentual de envolvimento ungueal, espessura da unha, presença de dermatofitoma, envolvimento da matriz, envolvimento lateral e ritmo de crescimento da unha).
Devido a estas limitações, alguns estudos científicos têm demonstrado que o uso do laser ND:YAG para este fim tem apresentado resultados bastante promissores nesta área. Normalmente os casos tratados com este laser, aceleram o crescimento da unhas e melhoram o seu aspecto. O número de sessões varia de caso para caso e por isso é sempre importante fazer uma primeira avaliação.