Com a vasta oferta de produtos e aparelhos que temos no mercado, poderá tornar-se difícil a escolha de uma rotina adequada para a sua pele. Com este artigo, tentaremos simplificar e solucionar algumas questões que recorrentemente surgem. Porém, lembrando que o aconselhamento individualizado por um profissional qualificado será sempre a melhor opção.
Antes de escolher qualquer produto é importante classificar o tipo de pele e perceber que esta classificação poderá sofrer alterações devido a fatores ambientais e hormonais. Por exemplo, uma pele com sinais de desidratação no inverno poderá apresentar oleosidade no verão. Desta forma, deveremos sempre adaptar os produtos utilizados ao estado da pele no momento.
Mas vamos ao mais importante, como é que devemos cuidar e proteger a nossa pele? Que cuidados devemos ter? Que rotina devemos seguir? Estas são algumas das questões que vamos responder a seguir.
A rotina de cuidado da pele deverá ser feita pelo menos em dois momentos distintos. De manhã, após acordar, e à noite antes de dormir. Para quem não tem tempo e deseja um processo simples e rápido, a rotina da manhã prende-se com a limpeza do rosto (com água micelar, espuma ou leite de limpeza) e colocação de protetor solar (idealmente adaptado ao tipo de pele). Porém, para quem quer tratar alguma patologia ou especificidade da pele poderá acrescentar alguns produtos.
A vitamina C é um bom ativo para adicionar mais luminosidade e brilho á pele. Além de ser antioxidante, ajuda a combater os sinais de envelhecimento cutâneo, pois melhora a textura da pele e uniformiza o tom. No entanto não nos podemos esquecer que a pele com tendência a oleosidade poderá não tolerar bem a vitamina C (daí a importância de aconselhamento médico para tratamentos mais específicos). De seguida, é importante aplicar um creme hidratante para restaurar e manter a qualidade da barreira hidrolipídica da pele. Mesmo peles que apresentem oleosidade podem ter dificuldade em reter água e apresentar desidratação. Se assim for, é importante optar por cremes com texturas mais leves ou em gel. Depois da hidratação segue-se a proteção, possivelmente o passo mais importante numa rotina de cuidados diários anti-envelhecimento. Além de um SPF superior a 30 o produto deverá ter amplo espectro de proteção contra raios UVA, UVB e luz azul. Este deve ser adequado ao tipo de pele (sim, há protetores específicos para peles secas, mistas ou oleosas, e vai ver que a escolha do creme adequado vai fazer maravilhas pela sua pele). Para quem gosta de alguma cobertura poderá optar por um protetor solar com cor. Mas claro que uma rotina completa incluiria ainda um creme de olhos e um sérum. E claro que não podemos esquecer a esfoliação 1 vez por semana!
Em suma, primeiro passo limpar muito bem a pele com uma água micelar ou sabão específico, colocar serum adequado à sua pele (hidratação, manchas, rugas, oleosidade, …), creme de olhos, creme específico para o seu tipo de pele e o mais importante de tudo, protetor solar!
A rotina da noite difere um pouco da manhã principalmente no momento da limpeza. Esta deverá consistir num desmaquilhante como por exemplo água micelar num algodão ou num óleo desmaquilhante que poderá ser mais interessante uma vez que não será tão abrasivo. Após desmaquilhar o rosto deveremos lavar com um gel/creme ou espuma que retire todos os resíduos de maquilhagem, poluentes e oleosidade produzida ao longo do dia. Seguimos com o tratamento e hidratação que pode ser o mesmo da manhã (caso não tenha proteção solar incorporado). No entanto poderá ser interessante utilizar um creme com retinol e/ou alfa hidroxiacidos (uma mistura de ácidos que combatem o envelhecimento da pele) retardando desta forma o processo de envelhecimento celular. Na primeira semana de utilização coloque dia sim dia não de forma a perceber se o seu rosto se habitua ao uso deste ácido, reagindo bem poderá começar a colocar todos os dias.
Parece difícil, mas a escolha certa faz milagres pela sua pele.
Aconselhe-se com o seu médico e saiba mais em www.laserclinic.pt!