Depilação a Laser

De forma a dar resposta a diferentes tipos de pele e pelo a Laser Clinic dispõe de dois tipos de Laser para Depilação – Alexandrite e Neodímio Yag.

Em que consiste?
A depilação a laser baseia-se no princípio da fototermólise seletiva – a luz incide na pele transformando-se em calor, destruindo as células germinativas do folículo piloso sem danificar as estruturas adjacentes. Eliminadas estas células o pelo morre e cai.
No caso do Laser Alexandrite, emite uma luz que é absorvida pela melanina do pelo, luz essa que provoca calor e destrói o folículo piloso. Sendo absorvido pela melanina, é muito eficaz e seguro em peles claras e pelo escuro.
O Laser Nd: Yag emite uma luz que é absorvida pela oxihemoglobina, luz essa que gera calor a nível vascular e que destrói, por efeito secundário, o folículo piloso. Por apresentar baixa afinidade com a melanina é seguro tanto em peles claras como morenas, bronzeadas ou negras, o que nos permite a realização do tratamento durante todo o ano.

É um método definitivo?
Não existe nenhum sistema de depilação que garanta resultados definitivos. Entendendo a pele como organismo vivo é normal que nasçam novos pelos algum tempo após o tratamento. Contudo, estes serão mais fracos e em menor quantidade do que os existentes inicialmente. É assim, essencial manter sessões de manutenção (aproximadamente 1x/ano) de forma a manter resultados.

Em que medida o laser Alexandrite e Nd: Yag são mais vantajosos relativamente a outras tecnologias?
São tecnologias aprovadas pela FDA e CE.
No caso do Laser Alexandrite é específica para depilação, emitindo uma radiação não ionizante (semelhante a uma lâmpada) com um comprimento de onda de 755nm. Desta forma é um método que garante eficácia e segurança, permitindo obter resultados de forma rápida.
O Laser Nd:Yag emite uma radiação não ionizante com um comprimento de onda de 1064 nm, sendo um laser vascular de excelência, que por efeito secundário permite tratamento de depilação, sendo o único laser seguro e eficaz na pele negra – fototipo VI. Não se reunindo as características necessárias para que o tratamento possa ser realizado com o Laser Alexandrite, o Nd: Yag segue-se como o Laser mais eficaz, garantindo segurança.

Todas as pessoas podem realizar este tratamento?
Exceções: portadores de algumas doenças, incluindo doenças de pele, mulheres grávidas ou em período de aleitamento, pessoas que estejam a realizar tratamento com medicação fotossensibilizante, pessoas que tenham realizado tratamentos de quimio ou radioterapia há menos de 2 anos entre outros. Todos eles são abordados na avaliação inicial

Pode realizar-se este tratamento em todas as áreas corporais?
O laser pode ser aplicado em praticamente toda a área corporal. Exclui-se apenas a zona peri ocular e bolsa escrotal nos homens.

Quantas sessões são necessárias?
Em média são necessárias 6 a 8 sessões, sendo que no rosto este número é superior. Algumas variantes, tais como alterações hormonais, características do pelo e medicamentos podem interferir nos resultados. A periocidade das sessões varia de acordo com a zona em questão, uma vez que o ciclo do pelo é diferente de zona para zona. De qualquer forma nunca menos de 4/5 semanas. O objetivo será o espaçamento ir aumentando gradualmente.

Quanto tempo demora cada sessão?
A duração de cada sessão varia de acordo com a área a tratar e com a tolerância do cliente. Em média:
Buço: 5 minutos
Axilas: 10 minutos
Virilhas: 15 min
Pernas Completas: 40 minutos

Quanto tempo é necessário para se começarem a observar resultados?
Os resultados são observáveis logo desde a primeira sessão. O pelo demorará mais tempo a crescer, na maioria dos casos cai na zona tratada e com o decorrer das sessões deixará de existir.

Existem riscos na sua utilização?
Esta é uma tecnologia bastante segura, em que os riscos são praticamente nulos quando se atende a todos os cuidados necessários. Raramente podem ocorrer queimaduras ou áreas de hipo/hiperpigmentação, situações que são reversíveis e transitórias.

É doloroso?
Apesar de variar de acordo com a sensibilidade da pessoa, este é um tratamento praticamente indolor relativamente a outros lasers utilizados. Poderá sentir uma ligeira picada no momento do disparo do laser. Os equipamentos têm incorporado o sistema DCD de arrefecimento dinâmico, que garante o máximo conforto e segurança durante a sua utilização.

São necessários cuidados especiais?
Sim. 4/6 semanas antes da sessão deve cessar-se métodos de arranque/descoloração. A exposição solar deve ser evitada 4/6 semanas antes e após o tratamento. No dia da sessão, a pele deve encontrar-se limpa (sem cremes, desodorizantes, maquilhagem, medicação), hidratada, íntegra e saudável. O pelo deve ser rapado 24 a 48h antes. Após a sessão, deve aplicar creme calmante/regenerador durante 3 a 4 dias, assim como protetor solar de fator 50+ se a área estiver exposta. Deve ainda evitar fontes de calor nas 24h seguintes (água quente, sauna, atividade física intensa, roupa apertada). O método de corte do pelo deve ser o único utilizado entre sessões, se necessário.