Depilação a Laser

Saiba porque a depilação a laser é um sucesso

Ter uma pele bonita, cuidada e sem pelos é para muitos a chave da beleza, e por isso a depilação a laser tem cada vez mais adeptos em Portugal. 

A depilação a laser tem conquistado progressivamente mais adeptos (tanto homens como mulheres), uma vez que hoje em dia, os pelos são cada vez mais uma preocupação constante para a maioria das pessoas. 

O que até há pouco tempo parecia ser apenas para alguns, hoje em dia é uma realidade alcançável a quase todos. Ter uma pele bonita, cuidada e sem pêlos é para muitos a chave da beleza. 

Deste modo, na Laser Clinic pode usufruir de um tratamento de depilação a laser, seguro, rápido e eficaz, realizado apenas por profissionais de saúde, Enfermeiras e/ou

Fisioterapeutas que contam constantemente com acompanhamento médico certificado e permanente. 

Mas como funciona o laser utilizado para depilação a laser?

A depilação a laser baseia-se no princípio da fototermólise seletiva – a luz incide na pele transformando-se em calor, destruindo as células germinativas do folículo piloso sem danificar as estruturas adjacentes. Desta forma, eliminadas estas células o pelo acabará por cair.

Na Laser Clinic temos disponíveis dois tipos de laser para depilação a laser. Ambos os lasers são tecnologias aprovadas pela FDA e CE. 

  • O Laser Alexandrite emite uma luz (radiação não ionizante, semelhante a uma lâmpada, com um comprimento de onda de 755nm) que é absorvida pela melanina presente no pêlo, luz essa que provoca a destruição do folículo piloso. Desta forma é um método que garante eficácia e segurança, permitindo obter resultados de forma rápida. Uma vez que é absorvido pela melanina, o laser alexandrite é apenas aconselhado a pessoas de peles claras e obtemos melhores resultados em pêlo escuro. 
  • O Laser Nd: Yag emite uma luz (radiação não ionizante com um comprimento de onda de 1064 nm) que é absorvida pela oxihemoglobina, luz essa que gera calor a nível vascular que destrói, por efeito secundário, o folículo piloso, sendo assim este um laser vascular de excelência. Por apresentar baixa afinidade com a melanina é seguro tanto em peles claras como morenas, bronzeadas ou negras, o que nos permite a realização do tratamento durante todo o ano. 
Que cuidados devemos ter antes e após as sessões de depilação a laser?

Antes da sessão, é indicado que as áreas que irão ser sujeitas à depilação a laser estejam hidratadas, íntegras, limpas e livres de qualquer tipo de resíduos de produtos como por exemplo, desodorizante, maquilhagem, cremes com pigmentos brilhantes, etc. 

Aquando do início ao tratamento de depilação a laser é importante cessar métodos de descoloração e arranque do pelo 4/6 semanas antes, nomeadamente, depilação a cera, pinça e máquina de arranque. É ainda aconselhado rapar o pêlo 24/48 horas antes da sessão de depilação a laser. 

A partir do momento em que inicia o tratamento de depilação a laser, apenas poderá fazer a depilação entre sessões com métodos depilatórios de corte, como por exemplo, lâminas, cremes depilatórios, tesoura…etc. 

Depois da sessão, os pêlos irão começam a cair ao fim de 8/10 dias. 

A exposição solar é claramente um dos cuidados que deve ter quando inicia as sessões de depilação a laser. Tendo indicação para fazer depilação a laser com laser alexandrite, não deverá ocorrer exposição 1 mês antes das sessões e 15 dias após as mesmas. Tendo indicação para Laser Nd:Yag não deverá ocorrer exposição solar 15 dias antes da sessão e 3 a 5 dias após. 

Após a sessão de depilação a laser, deve aplicar creme calmante (Aloe Vera, por exemplo) durante 3 a 4 dias, assim como protetor solar de fator 50+ nas áreas expostas em que tenha sido realizada a depilação a laser. 

Poderá também fazer esfoliações (aliás aconselhamos a que as faça) nas áreas depiladas 5 dias após a sessão para ajudar o pêlo a cair. Deve ainda evitar fontes de calor nas 24h seguintes como por exemplo, água quente, sauna e banho turco, evitar também roupas muito justas, bem como atividade física intensa que promovam o aquecimento corporal. 

É possível que após a sessão de depilação a laser ocorra sensação de calor, ligeiro ardor, comichão ou vermelhidão. Todos estes efeitos tendem a desaparecer nas horas/dias seguintes.

Quais as contra-indicações que existem para quem deseja fazer depilação a laser?

Existem algumas contraindicações para a realização da depilação a laser, nomeadamente algumas doenças (doenças auto-imunes, doenças de pele ativas, diabetes não controlada, etc), mulheres grávidas ou em período de aleitamento, pessoas que estejam a realizar tratamento com medicação fotossensível, pessoas que tenham realizado tratamentos de quimioterapia há menos de 2 anos, entre outros. 

Todas estas questões serão abordadas na avaliação inicial que aconselhamos sempre a que realize antes da sua primeira sessão de depilação a laser. 

A depilação a laser dói? 

Não podemos afirmar que a depilação a laser seja um procedimento totalmente indolor. Poderá sentir um ligeira picada no momento de disparo do laser. No entanto, a Laser Clinic dispõe de diferentes tipos de refrigeração da pele de forma a garantir o máximo conforto e segurança durante a sua utilização. 

Qual a média de sessões necessárias?

Os resultados são observáveis logo a partir da primeira sessão de depilação a laser. O pêlo irá demorar mais tempo a crescer, e na maioria dos casos cai na zona tratada (com o decorrer das sessões deixará de existir, pelo menos isso é o que se pretende). 

O número de sessões necessárias é variável de pessoa para pessoa, dependendo deste modo, de vários fatores (cor de pele, cor e espessura do pêlo, fase de crescimento do pêlo, condições hormonais, medicamentos, área a tratar, etc.). Assim sendo, não é possível determinar antecipadamente e concretamente o número de sessões  de depilação a laser necessárias, poderemos apenas dizer que em média serão no mínimos 6 a 8 sessões para atingir uma fase de manutenção. 

O intervalo entre sessões varia de acordo com a área em questão, uma vez que o ciclo do pêlo é diferente de zona para zona. Serão assim necessárias em média 4 a 6 semanas para a região facial, 6 a 8 semanas para as restantes zonas, podendo ser 10/12 semanas no caso das pernas. Contudo, o intervalo vai aumentando no decorrer do tratamento conforme o resultado que vai surgindo. Concluído o tratamento de depilação a laser, serão necessárias sessões de manutenção para que o resultado obtido permaneça (média 1 por ano seria o ideal, mas nem todas as pessoas tem o ciclo do pelo igual). 

A depilação a laser no facial, pelas suas especiais características, pode requerer um maior número de sessões de tratamento e de manutenção. 

Quanto tempo demora cada sessão?

A duração de cada sessão de depilação a laser varia de acordo com a área a tratar e com a tolerância do cliente. Em média um buço demora 5 minutos, as axilas 10 minutos, virilhas 15 minutos e pernas completas 40 minutos.

Quais as vantagens da depilação a laser?

São diversas as vantagens da depilação a laser. Salientamos o facto de ser praticamente indolor comparativamente a métodos de arranque; ocorrer uma eliminação progressiva do pelo ao longo das sessões, chegando ao ponto que realizará apenas uma sessão por ano; diminuir ou ate mesmo eliminar foliculites/pelos encravados; o menor investimento/custo a médio/longo prazo; e consiste, ainda, num método adaptado ao tipo de pele de cada cliente.

Quais os valores associados à depilação a laser?

Os valores da depilação a laser variam dependendo da área ou áreas a realizar, sendo que na Laser Clinic os valores por zona são desde 16,90€ no caso das mulheres e 21,90€ no caso dos homens. Temos ainda disponíveis vários packs para quem faz mais que um zona. 

Poderá saber mais sobre a depilação a laser em https://www.laserclinic.pt