Drenagem Linfática, o Milagre dos Tratamentos Corporais

A Drenagem Linfática é um tratamento para retenção de líquidos e celulite, indolor, com resultados na hora, e relaxante? Só pode ser mentira…

… Mas não é. Pergunte a qualquer profissional de saúde na área da estética, e com certeza a resposta será unânime: a Drenagem Linfática é um dos tratamentos mais procurados no combate à celulite e retenção de líquidos corporais, com resultados imediatos no que respeita à eliminação de edema, verificados através da comparação de medidas corporais registradas no início e no fim da sessão. 

Mas no que consiste afinal a drenagem linfática?

A Drenagem Linfática caracteriza-se por um conjunto de manobras aplicadas no corpo de forma suave, lenta e ritmada, que têm como objetivo a estimulação do sistema linfático e a reabsorção de líquido excedente presente no espaço intersticial (que é como quem diz, no meio das células). Esta estimulação, aplicada de forma regular, permite o restabelecimento do fluxo normal do sistema linfático, evitando assim a acumulação de toxinas e a estase sanguínea nas zonas cuja drenagem local fica comprometida. O que significa que não só evitamos a acumulação de líquidos, como ainda melhoramos a circulação sanguínea. Dois em um, portanto. Ou três, porque com estes dois fatores, o resultado é uma menor probabilidade de depósitos de células de gordura. Não sei quanto a vocês, mas eu só aqui já fiquei convencida…

Outro benefício da Drenagem Linfática é a sensação que promove. A grande maioria dos tratamentos corporais provoca algum tipo de desconforto, mas aqui o cenário é diferente. Por ser aplicada de forma suave e ritmada, a Drenagem Linfática acaba por induzir um relaxamento generalizado, quase como se de uma massagem se tratasse (mas não é!). Isto porque o sistema linfático é um sistema que se localiza mais à superfície do que o circulatório, por isso qualquer pressão excessiva realizada sobre os tecidos resultaria em colapso dos vasos linfáticos, que é exatamente o oposto daquilo que é procurado com a técnica. 

De uma forma geral, não existem contra-indicações à aplicação da Drenagem Linfática, salvo algumas exceções no que respeita a doenças cardíacas, mas no geral esta técnica é tão inócua, que até grávidas a podem, e devem, realizar. Aliás, o único tratamento da área estética que pode ser aplicado durante a gravidez e aleitamento sem qualquer tipo de precaução, é a drenagem linfática. Contudo, só pode ser realizada nas pernas durante o período de gestação, porque, convenhamos, o líquido amniótico na barriga faz falta ao feto, não é para sair dali. A Drenagem Linfática é praticamente obrigatória a partir do segundo trimestre de gravidez, de forma a evitar a retenção de líquidos excessiva, que é característica comum nas mulheres nesta fase, dando mais qualidade de vida e conforto à gestante, que deixa de sentir as pernas como se fossem duas varas de chumbo. 

Ultimamente tem-se falado muito na Drenagem Linfática mais associada aos tratamentos corporais e redefinição da silhueta. Porém, esta técnica não deixa de ser um tratamento da área da saúde, e, por isso, não poderíamos deixar de falar na sua aplicação numa vertente mais medicinal. Há pouco descrevemos um dos efeitos do método como o de melhoria da circulação sanguínea, pois ambos os sistemas, linfático e circulatório, andam par a par, portanto quando falamos em alterações vasculares, é quase imediato pensarmos em Drenagem Linfática. Onde faz sentido a sua aplicação é no pós-laser vascular e escleroterapia, pois aqui a drenagem linfática, que pode ser aplicada logo no dia a seguir ao procedimento, vai permitir a absorção dos pequenos derrames e hematomas resultantes do efeito do laser vascular, além de melhorar em larga escala o desconforto que se gera ao nível dos membros inferiores, nomeadamente na sensação de perna cansada e pesada. A maioria das pessoas desconhece esta sinergia entre estes dois tratamentos, mas a Drenagem Linfática eleva exponencialmente o efeito do tratamento vascular, uma vez que ajuda a diminuir a resposta inflamatória ao mesmo, além de, mais uma vez, por estimulação do sistema linfático, permitir o aumento do fluxo circulatório local. 

No que respeita a número e frequência de sessões, a drenagem linfática pode ser aplicada de diferentes formas, dependendo sempre da condição e objetivos do indivíduo. Não existe uma receita pré-definida, por isso o ideal é sempre consultar primeiro um profissional de saúde especializado na área, normalmente um Fisioterapeuta, que lhe fará uma avaliação e delineará um plano de tratamento atendendo às suas necessidades.

Na Laser Clinic, esta avaliação com a nossa Fisioterapeuta é gratuita, e não implica qualquer tipo de compromisso para com a clínica. Aqui ficará à vontade para expôr as suas necessidades e objetivos gerais, e ser-lhe-á realizado um exame físico, que indicará se a Drenagem Linfática é, ou não, o tratamento adequado ao seu caso.  

A sensação é boa, e os centímetros a menos são garantidos. Que mais podemos pedir? 

Saiba mais sobre este tratamento em www.laserclinic.pt