Laser CO2 Fraccionado – Rejuvenescimento genital feminino

A preocupação com a estética da região intima feminina é cada vez mais comum. Tal como todos os órgãos do corpo humano, os genitais não estão isentos dos efeitos do tempo. A perda de tonificação vaginal pode ser um efeito secundário do parto natural e do envelhecimento. Perdas de urina quando se espirra ou tosse, devido a um tónus vaginal frouxo, limitam a vida diária.

Em muitos casos são comuns as alterações pigmentares indesejadas na área da vulva. Dor durante a relação sexual, prurido ou ardor na área genital podem ocorrer. Níveis reduzidos de estrogénio podem levar a uma perda de lubrificação vaginal. Cicatrizes decorrentes do parto, clitóris desproporcional, assimetria no tamanho ou flacidez dos lábios vaginais provocam desconforto.

Toda estes sintomas pode ser exuberantes e têm um impacto muito negativo na qualidade de vida da mulher, na sua autoestima e na relação conjugal.

Felizmente, através do Laser CO2 fraccionado CO2RE Intima é possível as mulheres recuperarem a sua saúde e bem-estar íntimo num tratamento indolor, sem cirurgia, sem recuperação, em que voltam à sua rotina de forma imediata. O rejuvenescimento genital permite não apenas recuperar a forma e um aspeto mais jovem dos genitais, mas também restaurar a sua função. O procedimento é executado por um medico especializado na área da Ginecoestética.

Quem pode realizar o tratamento?
Todas as mulheres, independentemente da idade, podem realizar o tratamento. Existem algumas contra-indicações como infecções activas, hemorragias, entre outras. Antes do procedimento será sempre submetido a uma avaliação pormenorizada.
Embora as alterações hormonais devidas à menopausa sejam um dos principais fatores das alterações genitais mencionadas, este não é um problema exclusivo da menopausa, podendo afetar mulheres jovens sobretudo depois do parto ou devido a radioterapia, hormonoterapia, amamentação e alguns fármacos.

Quais as indicações?

  • Atrofia Vulvovaginal
  • Laxidez vaginal
  • Secura vaginal
  • Escurecimento genital e anal
  • Incontinência urinária de esforço grau I e II
  • Rejuvenescimento pós-parto
  • Líquen escleroso genital
  • Lesões cutâneas benignas
  • Redução dos pequenos labios

Como é o tratamento?
É um procedimento simples e não cirúrgico. É aplicada uma suave energia laser na parede vaginal que estimula uma resposta de cicatrização e melhora os níveis de humidade no canal vaginal. Isto resulta na remodelação das fibras do tecido, restabelecendo assim a flexibilidade e a forma. O procedimento proporciona alívio imediato e duradouro num tratamento indolor, seguro e comprovado. Na incontinência urinária há o reforço dos tecidos, sendo cada vez mais uma alternativa à cirurgia. No casos da pigmentação o laser clareia a pele, melhorando também a textura.

Este tipo de laser permite excisao de pequenas lesões benignas (verrugas) e redução dos pequenos lábios através de corte cirúrgico, sem dor, sem hemorragia e sem pontos de sutura.

Permite ainda tratamentos de patologias como o líquen escleroso genital.

Quantas sessões sao necessárias?
O tratamento é constituído por 3 sessões (em média) com o espaçamento de 1 mês entre as mesmas. Deve ser realizada uma manutenção anual.

No caso de excisões/labioplastia o tratamento é constituído por uma única sessão-

É seguro?
Os tratamentos são seguros e eficazes com desconforto leve a inexistente e pouco tempo de recuperação.

Quais os cuidados após o procedimento?
Os principais cuidados a serem tomados após o tratamento a laser são:

  • Higiene intima com sabão suave
  • Aplicar gel para regeneração genital nos 14 dias após o tratamento
  • Evitar qualquer fonte de calor e humidade nos 14 dias após o tratamento
  • Evitar o uso de tampões 7 dias após o tratamento
  • Evitar relações sexuais 7 dias após o tratamento; no caso de labioplastia evitar durante 3 semanas:
  • Evitar piscinas ou mar durante 14 dias

Entre outras indicações que são mencionadas no dia do tratamento, atendendo ao caso a tratar.

 

 

Duração: entre 10 a 45 min
Dor: Indolor
Anestesia: tópica ou local
Recuperação: nos casos que se aplica, 7 a 14 dias
Resultados: desde a primeira sessão